O Encontro Institucional do Tekoa de 2014 aconteceu no dia 07 de junho (sábado) com o tema “O Real, o Virtual e a Psicopedagogia. A criança e o jovem hoje: conectados e/ou desconectados? Uma reflexão sobre o desenvolvimento da inteligência; da comunicação; da simbolização nos contextos clínico, familiar e escolar.” e contou com a participação da equipe efetiva do Tekoa e alguns convidados.
Programa do evento
– Dinâmica da lembrança. ESTAR E NÃO ESTAR CONECTADO: Leituras e minhas lembranças – identificações e estranhamentos.
a) Livro A super descoberta: A criança, o jovem e as mídias
b) Livro Ana criança: A criança, o jovem e a natureza
– O REAL, O VIRTUAL E DESENVOLVIMENTOS
a) Cognitivo (piagetianamente falando). A construção do Real. “Não há nenhuma aprendizagem que não tenha sido corpo”. Reflexão de como se constroem as estruturas cognitivas. Equilibração e desequilibração. Corpo, construção do objeto, representação e abstração.
b) Comunicação. O outro da interação. A construção da alteridade, do grande Outro. Eu e coletividade.
c) A simbolização. A construção dos códigos, da ética, da afetividade…
– A cultura do consumo: o excesso e a falta impactando o desenvolvimento e a aprendizagem
– O real, o virtual, desenvolvimento, aprendizagens e os contextos: familiar, clínico e escolar
IX Encontro Institucional do Tekoa. 2014
O Encontro Institucional do Tekoa de 2014 aconteceu no dia 07 de junho (sábado) com o tema “O Real, o Virtual e a Psicopedagogia. A criança e o jovem hoje: conectados e/ou desconectados? Uma reflexão sobre o desenvolvimento da inteligência; da comunicação; da simbolização nos contextos clínico, familiar e escolar.” e contou com a participação da equipe efetiva do Tekoa e alguns convidados.
Programa do evento
– Dinâmica da lembrança. ESTAR E NÃO ESTAR CONECTADO: Leituras e minhas lembranças – identificações e estranhamentos.
a) Livro A super descoberta: A criança, o jovem e as mídias
b) Livro Ana criança: A criança, o jovem e a natureza
– O REAL, O VIRTUAL E DESENVOLVIMENTOS
a) Cognitivo (piagetianamente falando). A construção do Real. “Não há nenhuma aprendizagem que não tenha sido corpo”. Reflexão de como se constroem as estruturas cognitivas. Equilibração e desequilibração. Corpo, construção do objeto, representação e abstração.
b) Comunicação. O outro da interação. A construção da alteridade, do grande Outro. Eu e coletividade.
c) A simbolização. A construção dos códigos, da ética, da afetividade…
– A cultura do consumo: o excesso e a falta impactando o desenvolvimento e a aprendizagem
– O real, o virtual, desenvolvimento, aprendizagens e os contextos: familiar, clínico e escolar
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