Jorge Visca e o Tekoa

O prof. Visca tem especial importância para o Tekoa, sendo o nosso mestre inspirador no que diz respeito à teoria da prática psicopedagógica que se estuda e pratica em nosso espaço institucional. Sua “Epistemologia Convergente" representou o ponto de partida fundamental para uma reflexão teórica sobre as possibilidades e cuidados de aproximação de diferentes aportes teóricos (psicologia cognitiva, psicanálise, psicologia social) para a compreensão do fenômeno de aprendizagem humana. Sua teoria da prática clínica nos forneceu ricos detalhes e exemplos que são referências valiosas do saber psicopedagógico atrelado a nossa intervenção.

Visca, Tekoa e Maria Luiza Leão tiveram uma relação próxima, amistosa e muito proveitosa intelectualmente.

Maria Luiza esteve presente na extraordinária vivência de um grupo operativo didático coordenado pelo professor Visca na PUC-Rio (em 1979) e especializou-se em psicopedagogia clínica integrando o primeiro grupo de formados por Visca no Rio de Janeiro (pelo CEP / Centro de estudos psicopedagógico de Buenos Aires).

A especialização se deu por módulos na Escola Movimento entre 1979 a 1983. A metodologia de ensino-aprendizagem do professor Visca era apoiada na técnica de grupo operativo de cunho didático. Faziam parte também desse grupo de formação: Aglael Luz Borges, Maria Lucia Weiss, Maria Apparecida Mamede Neves, Maria Luiza Teixeira, Ana Maria Lacombe, Ana Maria Kriemler, Wilma Barata Barbosa, entre outros.

Visca influenciou, de modo muito profundo, a visão da aprendizagem clínica no Rio de Janeiro e no Brasil.

Maria Luiza defendeu seu D.E.A (diploma de estudos aprofundados- mestrado), em 1992, na Paris V. Sorbonne, sob direção de Gérard Vergnaud  (co-direção de Sara Pain) com o dossiê: “Étude d’un cas clinique de trouble d’apprentissage appuyé sur la possible articulation théorique de la Psychanalyse et de l’épistemologie génétique de Piaget”, no qual abordava a possibilidade teórica de aproximação da psicanálise com a epistemologia genética e a psicologia social, apoiando-se em um caso clínico. Um dos suportes do estudo foi a “Epistemologia Convergente”. A tese de D.E.A possibilitou muitas trocas intelectuais entre Visca e Maria Luiza.

 

Estudos acadêmicos de Maria Luiza e o Professor Visca

A vivência de Maria Luiza no grupo operativo coordenado por Visca, na PUC-Rio (79), a marcou definitivamente e determinou sua opção por ser uma psicopedagoga e estudar o campo de saber da psicopedagogia.

Os estudos acadêmicos sobre a turbulência no campo da psicopedagogia (doutorado),  bem como a proposta da noologia estruturalista, como um postulado teórico para a psicopedagogia, têm boa parte de sua pré-história ligada à chegada do Visca ao seu primeiro porto no Brasil: o Rio de Janeiro.

Maria Luiza, fundadora do Tekoa, teve o privilégio de participar da primeira turma de formação de psicopedagogia do Rio de Janeiro que, realizada por módulos, na Escola Movimento, propiciaram encontros sistemáticos entre Maria Luiza e Visca. Uma aproximação intelectual e a uma amizade surgiram das trocas intelectuais desses encontros constantes e de correspondências trocadas.

A contribuição teórica

O perfil de Maria Luiza como pesquisadora da epistemologia da psicopedagogia teve início no seu D.E.A. (diploma de estudos aprofundados) e vem se aprofundando desde seu doutorado na França (2005). A dimensão teórica desses estudos teve seus fundamentos nos autores que se utilizam de uma aproximação da escola de Genebra e da psicanálise para fundamentar a ação prática e a construção de um campo teórico para psicopedagogia. Inspirada na epistemologia convergente do Visca, na teoria do pensamento de Sara Pain, na teoria do funcionamento mental de Elza Kitsikis e em algumas ideias de Jean Marie Dolle e de Fernando Vidal, entre outros autores, Maria Luiza corroborando e descartando algumas premissas desses estudiosos, propõe um campo teórico para psicopedagogia: a noologia estruturalista. Não podemos deixar de mencionar a contribuição fundamental de Gérard Vergnaud, seu diretor de tese, para a construção de uma metodologia experimental detalhada para estudos no campo da psicopedagogia que se têm empreendido no Tekoa, sob a direção de Maria Luiza.

As críticas à epistemologia convergente e as suas contribuições, incluído as na pesquisa teórica da Turbulência, ajudaram a fundamentar a noologia estruturalista.

Ao ter acesso às contribuições e às criticas incluídas no estudo de D.E.A de Maria Luiza, Visca se manifestou através de uma correspondência (abaixo), que mostra a ligação intelectual entre os autores e o apreço mútuo.

 

“Uma lástima que sua morte em 2000 não permitisse um aprofundamento teórico maior de nossas fecundas discussões. Assim como o prof. Visca deixou suas marcas na psicopedagogia do Rio de Janeiro, do Brasil e do Tekoa, podemos ter certeza de que também deixamos nossas marcas com ele. Como prova disso, temos a lembrança da sequência dos trajes usados por Visca ao longo de seu contato conosco no Rio de Janeiro. De um professor calmo, pausado, de enquadramento firme, usando terno com colete por dentro, vimos um professor ainda calmo, firme no enquadramento, porém já usando, com o tempo, jaqueta jeans, estilo bem mais carioca… Trocas e marcas de mão dupla… Ao Prof. Jorge Visca, sempre carinhoso e acolhedor, afirmamos nosso apreço, carinho, admiração e agradecimento. ” (Leão. 2008. Homenagem aos 30 Anos da Presença do Prof. Jorge Visca no Brasil )

 

O PROF. JORGE VISCA (1935-2000)

Jorge Visca, argentino, nasceu em 14 de maio de 1935, na cidade de Baradeiro, província de Bueno Aires. Foi professor de graduação em escolas comuns, o que lhe rendeu o conhecimento e a vivência cotidiana da sala de aula e uma compreensão realista dos problemas de aprendizagem. Graduou-se como professor em Ciências da Educação na Universidade de Buenos Aires, em 1966. Formou-se como psicólogo social pela escola de psicologia social fundada por Enrique Pichon Rivière. Foi fundador do CEP (Centro de Estudos Psicopedagógicos de Buenos Aires) e da chamada “Epistemologia Convergente", uma conceituação da aprendizagem a partir de uma assimilação recíproca das contribuições das escolas psicanalíticas, piagetiana e da psicologia social de Pichon Rivière. Em 1979, introduziu no Rio de Janeiro seus ensinamentos formando uma primeira geração de psicopedagogos. A partir daí, deu cursos e supervisões em vários pontos do Brasil ajudando a formar e a especializar um grande número de psicopedagogos brasileiros. Foi fundador de diversos CEPs (centros de estudos psicopedagógicos) em nosso país tais como, o do Rio de Janeiro, o de Salvador e o de Curitiba.

Jorge Visca faleceu em 23 de julho de 2000, em Buenos Aires, deixando sua marca inconfundível especialmente no que diz respeito à teoria da prática psicopedagógica clínica, bem como diversos livro tais como: 

LIVROS DO PROF. JORGE VISCA

1- Esquema Evolutivo del aprendizagem (com Florência Visca)
2- La Psicologia. El Error, los Ámbitos, el Apredizaje, los Grupos Operativos….
3- Introducción a los Juegos Lógicos en el Tratamiento Psicopedagogico
4- Psicopegagogia. Nuevas Contribuciones
5- Técnicas Proyectivas Psicopedagogicas
6- Pautas Graficas para la Interpretation de la Tecnicas Proyetivas Psicopedagogicas
7- El Diagnóstico Operatório en la Practica Psicopedagogica
8- El Diagnóstico Operatório de Adolescentes y Adultos en la Practica Psicopedagogica
9- Clínica Psicopedagogica. Epistemología Convergente

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