Tese de Doutorado

“Os Momentos de Turbulência: A Desequilibração Cognitiva e sua Significação Dramática”

Tese de doutorado de Maria Luiza Oliveira Castro de Leão em Ciências da Educação. Paris V. Sorbonne; defendida em 28/06/2005 sob orientação do prof. Gérard Vergnaud e de Sara Pain.

A tese é um estudo experimental sobre a desestabilização cognitiva no processo de conceituação e construção de conhecimentos realizado no “Laboratoire de Psychologie du Développement et de l’Éducation de L’Enfant” (Paris V) . A investigação foca os fenômenos relativos ao pensamento no ato de aprender em desequilibração cognitiva articulados à sua significação dramática pessoal, familiar e social.

A pesquisa aponta para as consequências didáticas e epistemológicas do estudo dos “momentos de turbulência” permitindo a fundação de um novo campo de conhecimento que fala da articulação dos processos cognitivos com os processos desiderativo- simbólico- dramáticos relativa ao pensamento em ato de conceituação e construção em geral. O estudo aponta para uma aproximação teórica entre a psicologia cognitiva piagetiana e a psicanalise propondo um articulação entre as operações cognitivas e as operações simbólico-dramáticas.

O estudo experimental foi apoiado num conceito da física elementar: a flutuação dos corpos na água e foi realizado com um pequeno grupo de professores submetidos à turbulência.

Foi analisada a importância, bem como as dificuldades, de se integrar a desequilibração cognitiva a uma didática de orientação construtivista (pedagogia da turbulência)  nos processos de ensino e aprendizagem e de conceituação, especialmente no campo das ciências.

Maria Luiza Oliveira Castro de Leão (currículo lattes)

Gèrard Vergnaud

Psychologie Cognitive
Université Paris 8

Diretor da tese de doutorado (Ciência da Educação. Paris V. Sorbone.) sobre “Os momentos de turbulência: a desequilibração cognitiva e suas significação dramática”.

Defensor do estudo experimental no campo da psicologia cognitiva, ajudou a elaborar uma metodologia experimental sofisticada para o campo da psicopedagogia que nos permitiu uma investigação minuciosa de muitos fenômenos da aprendizagem. Desse modo, contribuiu significativamente para sedimentar o pensamento teórico e de pesquisa do Tekoa.

Psicólogo e estudioso da didática desenvolveu a “teoria dos campos conceituais” e coordenou, por 18 anos, um grupo de pesquisadores em didática dos conhecimentos científicos no CNRS (Centro Nacional de Pesquisa Científica da França). Sua obra pessoal é dirigida principalmente para o ensino das matemáticas, porém orientou numerosas teses sobre outros assuntos, como a leitura e compreensão de texto, a moral, a educação física e esportiva etc. Contribuiu, também, para o desenvolvimento das didáticas de formação profissional e para o conceito de competência. Piaget (seu professor e orientador de tese) e Vygotski são suas principais fontes de inspiração. Vergnaud é doutor honoris causa da Universidade de Genebra e membro da Academia das Ciências Psicológicas da Rússia.

Sara Pain 

CO-DIRETORA DA TESE DE DOUTORADO “OS MOMENTOS DE TURBULÊNCIA: A DESEQUILIBRAÇÃO COGNITIVA E SUA SIGNIFICAÇÃO DRAMÁTICA”

Saiba mais.

Outros membros da banca examinadora (Júri)

Samuel Johsua (relator e presidente do júri)

Professeur émérite à l’Université de Provence
Professeur en Sciences de l’Education, Université de Provence

Patrick Mayen

ENESAD (Université de Dijon)
Professeur
Directeur de l’Unité “Développement Professionnel et Formation”
Département des sciences de la formation et de la communication

Pierre Rabardel

C3U Psychologie et Ergonomie
Université Paris 8

Relatório do Júri

A) Sobre a defesa

A.1)  Algumas observações

“Gérard Vergnaud, diretor da pesquisa felicita Madame Leão pela originalidade de sua pesquisa e a importância que representa a análise dos dados empíricos (…)”

Sara Pain estima que, do ponto de vista do tema, a tese é uma aproximação original da construção do pensamento pela experiência (…)

Patrick Mayen :"(…) Apesar da complexidade do material analisado, constituído pela realização de experiências de flutuação de objetos e pelas discussões coletivas a propósito do que se passa ou deveria se passar nessas experiências, seu tratamento é sempre argumentado, preciso, rigoroso e relativo às questões colocadas, bem como aos quadros teóricos mobilizados. É então, ainda aí, que uma grande coerência intelectual é mobilizada (…)"

Patrick Mayen felicita então Maria Luiza Oliveira Castro De Leão pelas grandes qualidades do trabalho apresentado: originalidade, equilíbrio e densidade nas diferentes partes da tese, clareza de escrita e de expressão, solidez de argumentação ao longo dos debates(…)

Pierre Rabardel: “(…) No plano empírico, os protocolos recolhidos são muito interessantes e constituem por si sós um conjunto significativo. As escolhas das situações empíricas e dos objetos são particularmente apropriadas; os diálogos bem conduzidos e a análise de dados feita com cuidado (…)”

Samuel Johsua: “(…) Um desenvolvimento muito interessante é consagrado às relações do riso com a turbulência…

O tratamento de dados empíricos é conduzido de maneira precisa e confirma as intuições originadas na problemática colocada. Madame Maria Luiza Oliveira de Leão demonstrou grande aptidão para a discussão das questões abordadas e um grande domínio dos campos por ela convocados. O trabalho é sério, meticuloso em sua parte empírica e bem fundamentada do ponto de vista da metodologia utilizada. É uma tese original que aborda com sucesso domínios pouco tratados com tal ambição. Enfim, uma pesquisa bastante rica.”

A.2)  Leia na íntegra. Acesse aqui.

 B) Relatórios prévios: para a defesa

Rua Henrique de Novais, 80. Botafogo. Rio de Janeiro – RJ tekoa@tekoa-aprendizagem.com.br Telefones: (21)2286-2572 / (21)99336-8086