AKADÉMIA

Num esforço de propiciar uma investigação científica no campo da psicopedagogia, elaboramos a Akadémia, uma plataforma on-line de difusão pensamentos afins ao pensamento do Tekoa, com publicações exclusivas (artigos, teses, monografias, textos, apostilas…). Temos, entre outros, textos de Sara Pain, Heloisa Padilha, Maria Apparecida Mamede, Ana Celina Vasconcellos, Maria Luiza Leão, Antonio Mamede, Ana Maria Genescá, Fernando Vidal, Maria Vitoria Mamede Maia, Leda Barone, Neide Noffs, exemplares da Revista Convergências (CEPERJ).  Interessados podem se afiliar e ter acesso a todas as publicações ou adquirir publicações avulsas.

ACERVO DE PESQUISA

Temos, na sede do Tekoa, um acervo bibliográfica aberto à consultas: acervo de bibliografia especializada (psicopedagogia, psicanálise, psicologia cognitiva, filosofia, psicologia social, etc), acervo cultural (literatura e arte), acervo documental; além disso, temos: o acervo pessoal de Sara Pain doado ao Tekoa; o material didático dos módulos oferecidos no Tekoa (programas e bibliografias) e um acervo de mídias (em construção).

 

Núcleo de Pesquisa

O Tekoa realiza pesquisas no campo da psicopedagogia como uma de suas missões fundamentais.

O que dá potência à psicopedagogia, como um campo de saber, e à atuação profissional é uma formação consistente apoiada em pesquisas qualificadas sobre os fenômenos da aprendizagem humana.

A nossa Formação em Psicopedagogia habilita para Atendimento Psicopedagógico e/ou Pesquisa em Psicopedagogia.

ALGUNS EVENTOS CIENTÍFICOS REALIZADOS

Março de 2023: Jornada “Alimentando Teoricamente a Práxis Psicopedagógica”.

Outubro de 2021: “Jornada Comemorativa dos 25 anos do Tekoa
– COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA 1. AVANÇOS TEÓRICOS, ONTEM E HOJE. O GP-Tekoa (grupo de pesquisa). Nossa pesquisa experimental. A Turbulência. A Noologia Estruturalista e as Leis de contato interestrutural entre intelecção e desejo. Maria Luiza Leão
– COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA 2. HOJE E AMANHÃ. As leis de conservação e de transformação do sistema cognitivo. Novos esboços conceituais: O pensamento no ato e a polaridade. O pensamento no ato: estrutura e força / ação e reação. Maria Luiza Leão

Novembro de 2016: 3º Simpósio do Rio De Janeiro e 2º Encontro Internacional de Investigação no Campo da Psicopedagogia“.

Abril de 2008: 2º Simpósio do Rio De Janeiro e 1º Encontro Internacional de Investigação no Campo da Psicopedagogia“.

Setembro de 2000: “1º Simpósio do Rio De Janeiro de Investigação no Campo da Psicopedagogia“.

O Tekoa realiza anualmente jornadas de Encontros Institucionais para aprofundamento científico.

Em 2014, foi instituído o GP-TEKOA (Grupo de Pesquisa do Tekoa) que realiza sistematicamente investigações científicas no campo da aprendizagem. Conheça as integrantes do nosso Grupo de Pesquisa.

Temos nos dedicado especialmente ao desenvolvimento da Noologia Estruturalista, um postulado teórico para o campo da aprendizagem humana, que tem como objeto de estudos o pensamento no ato de aprender, tomado como uma estrutura estruturante, à moda de Piaget. Fazem parte dessa estrutura, uma dimensão lógico-conceitual (oriunda da psicologia piagetiana) e de uma dimensão desiderativo-simbólico-dramática (oriunda da psicanálise). Estamos estudando as leis que regem a articulação entre a dimensão lógico-conceitual e a dimensão desiderativo-simbólica do pensamento no ato de aprender, conhecer, conceituar. 

O GP-Tekoa tem como conselheiros científicos Sara Pain (França) e  Maria Apparecida Mamede Neves (PUC-Rio).

LINHAS DE PESQUISA

• Psicopedagogia teórica

A) A NOOLOGIA ESTRUTURALISTA: Um postulado teórico para o campo da psicopedagogia. Estuda o pensamento no ato de aprender tomado como uma estrutura composta pelo sistema lógico-conceitual e o sistema desiderativo-simbólico-dramático. Estuda-se a articulação entre os dois sistemas a partir de um minucioso estudo experimental.

B) A TURBULÊNCIA: Estudo experimental originário da tese de doutorado de Maria Luiza Leão: Os momentos de turbulência: A desequilibração cognitiva e sua significação dramática. Saiba mais.

 

• Psicopedagogia comunitária

A RODA DE CONVERSA OPERATIVA

A) Constitui uma técnica de intervenção comunitária que visa a circulação de conhecimentos comunitários  inter geracionalmente. Técnica proposta a partir de um estudo de pós-doutorado de Maria Luiza Leão, realizado junto ao LABOEP/UFF (orientadora: Lygia Segala) em parceria com o Tekoa. Pesquisa apoiada no projeto “Circulando Memória”, de 2010 a 2013.

Veja fotos do projeto “Circulando Memória"…

B) Projeto “Associar-se? Sim. Porque…”. Essa “Roda de Conversa Operativa" constituiu-se num fórum de discussão para dar voz à comunidade de psicopedagogos do Rio de Janeiro. Foi realizado em parceria com a abpp-rj, de 2012 a 2016.

Veja fotos do projeto “Associar-se? Sim. Porque…"

 

O núcleo de pesquisa do Tekoa ainda:

Oferece orientação para pesquisas relacionadas à aprendizagem.

Possui laboratórios:
– de produção de material especializado
– de pesquisa da articulação entre movimento corporal e psicopedagogia: o corpo como recurso e objeto de aprendizagem

Rua Henrique de Novais, 80. Botafogo. Rio de Janeiro – RJ tekoa@tekoa-aprendizagem.com.br Telefones: (21)2286-2572 / (21)99336-8086